Heeeey, cambada!
Fiquei um tempinho sem postar por causa do fim de semestre na faculdade. Correria! Felizmente já estou de férias e inspirada para postar aqui a minha opinião.

Bom, tem uma semana (eu acho) que comecei a participar de um grupo que troca cartas pelo Facebook. Achei incrível aquele projeto e tratei de participar. Interagi, tive respostas de várias pessoas e hoje tenho mais de dez cartas para escrever, incluindo as respostas que tenho que enviar das cartas que recebo. A partir daí fiquei relembrando quando trocava cartas com uma amiga de infância. Ela e a família foram morar no Ceará e eu fiquei aqui, morrendo de saudades dela. Com o tempo conseguimos trocar cartas. Nossa, era uma alegria enorme receber as cartas e respondê-las. Ficava ansiosa para receber que até aparecia o tempo inteiro na casa da minha avó para ver se a minha carta tinha chegado. O tempo foi passando então minha amiga conseguiu fazer algumas contas de redes sociais na internet para podermos entrar em contato todos os dias.
Com o tempo me arrependi de ter citado na carta para ela criar essas contas.
Cada dia que passava, cada conversa que tínhamos, ficavam cada vez mais chatas. Aquela emoção que tinha quando recebia a carta, a ansiedade que sentia quando ficava esperando o contato dela desapareceu. Aos poucos nossas conversas iam diminuindo até sumirem.
Esse é um exemplo que esse mundo da comunicação avançada pode trazer para nós, "fominhas" por tecnologia, moda e novidades. Essa tecnologia pode representar um avanço incrível para a humanidade e etc, só que atrapalha. Quanto tempo você passa em frente ao seu notebook/netbook/ultrabook/computador/tablet e as merdas ao dia? 8 horas? 10 horas? 24 horas? Já parou para pensar o grande mal que está trazendo para você? Bem que minha mãe sempre dizia:
"Tudo em grande excesso estraga"
Concordo. Segundo algumas pesquisas que fiz, essa alienação traz a falta de sono.
"Ô, que novidade, Mia."
Sim, todo mundo sabe, só que imagino que o porquê ninguém deve estar ciente. Segundo o que andei lendo, a falta de sono é causada pela luz branca que os aparelhos eletrônicos transmitem, assim alterando o nosso relógio biológico, como se tivesse dizendo: "Ei, ainda é dia, pode ficar sem sono, todos os órgãos continuem o trabalho!". Ahh, tem também a parte do problema da visão, má postura e risco de obesidade.
E o ponto principal que deu origem para essa postagem: o distanciamento do contato ao vivo com as pessoas.
Quantas vezes já fiquei sem ver vários amigos e familiares por tanto tempo por causa desse contato virtual. Tenho uma amiga que não a vejo há um ano e ela tem a cara de pau de me dizer que é enrolada. Ô, não me diga...

Parece até que tudo que relatei está meio confuso, mas tem sua conexão sim. Vamos para a questão das cartas. A carta traz aquela ansiedade de receber a resposta da pessoa, você está louca para saber notícias dela. Quando chega a tão esperada carta você fica feliz, abre e a lê. É tão bom você olhar para o papel e ver a letra da pessoa, é como você imaginar que a pessoa ainda está escrevendo a carta e você está ali ao lado acompanhando. Virtualmente não tem essa emoção.
O tempo que você anda dando atenção para essas tecnologias. Já parou para pensar como é bom passar todos os dias com aqueles seus amigos malucos? Um dia só é muito chato, seria bem legal tê-los bem pertinho sempre. E aqueles tios, primos, avós doidos, hein? Como é ótimo reunir a família toda.
Estou torcendo para um mundo mais ao vivo e com os velhos modos de comunicação de volta do que um mundo virtual.

Câmbio, desligo.

Postagens Relacionadas

0 comentários